Powered By Blogger

Pesquise aqui

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A década em que o PT deu pt

O partido da estrela vermelha e tradicionalmente conhecido como de esquerda, nasceu em meados da década de 80 sob a figura de jovens trabalhadores braçais do ABC que lutavam por um novo país e melhores condições de trabalho. O partido, e seu mais fiel integrante, Lula, ficaram conhecidos nas décadas de 80 e 90 por defender a classe proletária em situações de greve e intermediação com empresários.

O partido conquistou milhares de partidários em mais de 25 anos de história, ampliou sua ideologia aos quatro cantos e cravou sua identidade política na democracia brasileira. Baseando-se em arquivos e dados, é fato afirmar que as décadas de 80 e 90 foram do PT. O partido era visto como límpido, imaculado, correto e focado em seus objetivos.

Mas as coisas mudaram, ou será que elas sempre foram assim? Após muitas tentativas de se eleger, Lula consegue chegar ao Palácio do Planalto e leva para seu governo uma grande base do PT. Já em seus primeiros anos de presidência, fomos surpreendidos com a existência de um mega esquema de corrupção. O mensalão, pagamento à base aliada para as votações no Congresso, foi idealizado por caciques petistas. Entre eles, José Genoíno e José Dirceu. Lula, claro, disse que não sabia de nada.

Entramos no ano de 2010, o último da década dos anos 2000 e revendo notícias, manchetes, trajetórias, acertos e erros, o que se pode dizer é que essa foi a década em que o PT deu pt. Sim, digo isso usando como analogia a expressão deu pt (perda total) em algum carro ou bem. Houve perda total da ideologia política do PT, hoje acordos políticos com o PMDB e lideranças regionais que há 10 anos eram inimigos políticos, vide Lula e Sarney, além de um desalento com seus partidários. A safra de petistas que assistiu às manifestações de Lula nos pátios de montadoras e fábricas no ABC está se desfazendo e o partido não consegue montar uma base jovem à altura para manter viva a ideologia de esquerda. Esse, aliás, nem é mais a vertente do PT, agora o partido pegou gosto pelo governo, devemos caracterizá-lo como centro direita, o que para os mais fanáticos é motivo de discussão.

Foram tantas trapalhadas, burradas, encrencas, artimanhas e armações que marcaram essa década. O PT consegui em dois mandatos destruir uma história de quase 30 anos. Mostrou-se um partido fraco, conduzido por pessoas desorientadas e desnorteadas. O perigo é que eles estão no poder... ainda.