Powered By Blogger

Pesquise aqui

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grupo Pão de Açucar fecha fusão com Casas Bahia

Dois grandes conglomerados do varejo brasileiro anunciaram na manhã desta sexta-feira (4) uma fusão que surpreendeu o mercado, clientes e concorrentes. Uma reportagem publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo e assinada por Sonia Racy noticiou em primeira mão a compra das Casas Bahia, rede de varejos da família Klein, pelo Grupo Pão de Açucar, da família Diniz, através da Globex, antiga proprietária do Ponto Frio.
A princípio a palavra usada para caracterizar o negócio é “fusão”, mas de acordo com os trechos de contratos assinados liberados à imprensa, o domínio da empreitada será do grupo de Diniz. Em ações ativas a divisão ficou 50% mais uma para o Pão de Açucar e 49% para as Casas Bahia, ou seja, a participação minoritária na administração da nova empresa.
Baseado nos valores movimentados pelos dois conglomerados em 2008, para 2010 a previsão é de que os grupos juntos movimentem quase 40 bilhões de reais. Com a fusão, todas as lojas de varejo se juntam e somam quase 1.900 em todo o país. As Casas Bahia está presente em 18 estados brasileiros e o Pão de Açucar nos principais estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste.
Com a união das duas empresas, o Pão de Açucar supera Carrefour e Wal Mart, dois também gigantes do varejo, em faturamento. As ações da Globex, empresa sob o comando do Grupo Pão de Açucar, subiram 3,5% nesta sexta.
O novo grupo estima que a associação seja aplicada em um prazo máximo de 120 dias. Em nota oficial disse que não haverá demissões e sim algumas recolocações dentro das empresas da corporação formada.

Mais informações