Powered By Blogger

Pesquise aqui

terça-feira, 30 de junho de 2009

A vez da vaidade masculina

Por Lucas Meloni

Preteridos sempre à condição de desantenados do mundo da moda, os homens têm desmistificado essa ideia. A geração século 21 masculina busca elementos atuais da moda e os incorporam em seu dia a dia com uma frequência que até certo tempo atrás não passaria na cabeça das pessoas.
“Eu gosto de me vestir bem, fico calmo, me sinto bonito e bem visto, às vezes a roupa me serve como terapia”, diz Pedro Santana, estudante. Assim como Pedro, muito homens usam roupas de grifes, perfumes e cremes para melhorar a imagem que passam de si para outras pessoas.
As pesquisas divulgadas mostram o aumento da vaidade entre os homens em todo o mundo. Eles apelam para cosméticos e roupas caras e de bons tecidos para chamar a atenção. É o grupo de metrossexuais, homens que são heterossexuais mas que se preocupam bastante com a aparência. “No fundo, no fundo, todo ser humano tem vontade de se sentir bem, andar com uma roupa bonita e ser fashion”, diz Vinícius Libério, metrossexual assumido.
Para especialistas, a preocupação a aparência é saudável, de certo modo equilibra as ações humanas, ela só não pode se torna uma escravidão, ao ponto da pessoa pensar em roupas, perfumes, sapatos e cremes 24 horas por dia.
A grande maioria dos homens ouvidos pela reportagem é favorável à preocupação com a aparência e à aplicação das tendências da moda em suas vidas. As mulheres também. “Quem disse que pra ser homem é preciso andar descuidado, sem fazer a barba, com roupa velha e rasgada? Isso é lei?”, diz Sônia Melo, psicóloga.
É visível a importância da moda ditando tendências, a moda gira o mundo. O que diferencia a moda de antes da moda atual? Os homens descobriram que podem fazer parte dela também.