Powered By Blogger

Pesquise aqui

domingo, 20 de setembro de 2009

Amadores no teatro


Assistir a uma bela peça de teatro é uma atividade cultural agradável e que nos enche de prazer. As peças podem ser desde textos de Shakespeare, musicais da Broadway e até as apresentações dos humildes grupos de teatro amador. O teatro amador é tão simples mas tem seu encanto. É difícil imaginar como um grupo de muitas pessoas consegue se manter sem ajuda governamental ou sem o faturamento de uma bilheteria como as grandes peças em circuito têm.

Semana passada comecei um trabalho de pesquisa de campo sobre o tema. Procurei saber de alguns grupos desses de teatro, busquei entrevistas e depoimentos para um trabalho da universidade. Confesso que a surpresa me pegou em cheio, é tão diferente da realidade teatral que as pessoas já estão acostumadas.

Acompanhei algumas apresentações, normalmente elas acontecem em teatros ou galpões abandonados. A força de vontade dos atores é que torna possível a representação da peça. Os jovens apaixonados pelas cenas interpretam textos conhecidos como Romeu e Julieta e textos de Monteiro Lobato. São adaptações, claro, afinal essas pessoas não têm ao seu favor dinheiro e nem condições de usar totalmente o roteiro dessas obras.

As horas que passei com esses vários grupos me fizeram ver situações cheias de contraste, a alegria que essas pessoas sentiam num mesmo momento em que enfrentavam dificuldades para realizar a sessão de logo mais a noite.

De todas as perguntas que fiz, uma ficou sem resposta: o que move você a participar de um grupo de teatro amador? Todos ficaram em silêncio, alguns ainda tentaram depois responder, mas saíam palavras e frases sem sentido. Conhecer toda a história e viver um pouco daquela realidade me permite concluir que o que os move é a paixão pela arte, só os artistas vivem de mostrar sua arte a qualquer custo, mesmo sem receber um tostão sequer.