Powered By Blogger

Pesquise aqui

terça-feira, 9 de junho de 2009

SESC Itaquera é polo cultural na zona leste da capital



Sesc traz programas que agradam a diversos estilos e é o centro cultural da região mais pobre da cidade de São Paulo; número de visitantes ultrapassa os 100 mil

A cultura é o principal motor de avivamento social. Sem ela, o sentido de
expressão artística não teria validade e a identidade dos povos seria impossível. A cultura brasileira é muito rica, inclui danças, comidas, festas, literatura e músicas. Em uma região da zona leste de São Paulo, a mais violenta da capital, a cultura é o pilar do Sesc Itaquera. O Sesc é um programa do governo federal dirigido pelos Estados. O programa tem como objetivo trazer lazer e cultura à população.
Em Itaquera, as pessoas têm o Sesc como a iniciativa mais bem-sucedida dos governantes para a região: “Eles fizeram um bom espaço pra gente, eu levo minhas meninas nos finais de semana pra piscina e elas fazem a festa”, diz Maria Cristina Costa, proprietária de um bar nas proximidades do centro.
O esporte também é valorizado no Sesc, o centro possui quadras e piscinas, além de um grande espaço para a prática de corridas e caminhadas. O clima agradável e receptivo que o local tem é o fator que leva a população da região leste a visitá-lo. Calcula-se que visitem o parque cerca de 20 mil pessoas por mês.
“O Sesc na região é de suma importância para a população, afinal estamos incluídos numa área carente de atenção. Antes do Sesc não havia outro parque que nos proporcionasse atividades desse tipo, existia o Parque do Carmo, mas ele tem uma proposta diferente da nossa”, diz Rodger dos Santos, funcionário de comunicação da unidade Itaquera do Sesc.
A valorização da cultura e a promoção do esporte e de valores sociais importantes fazem parte da história dessa undidade do Sesc, que foi inaugurada no ano de 1992. Desde então, o centro é a identidade da zona leste.
Lucas Meloni
Foto: Divulgação do Portal do SESC SP www.sescsp.org.br